HISTÓRIA
Flyer: 40 anos de história
A Flyer foi fundada em 1983 por dois jovens engenheiros, os irmãos Nelson Luiz e Luiz Claudio Gonçalves, com o objetivo principal de produzir, montar e vender ultraleves experimentais e aeronaves leves. O primeiro produto da empresa foi o Flyer II, similar ao antigo Quicksilver. Desde então, a Flyer evoluiu e se tornou uma das principais fabricantes de aeronaves experimentais do Brasil.
Em 1985, a Flyer começou a fabricar o Tierra II, sob a licença da Teratorn Inc., e em 1986 projetou e começou a produzir o Flyer GT, que se tornou o ultraleve básico mais montado do Brasil. Em 1988, a Flyer projetou e começou a fabricar seu avião anfíbio, o Hidroflyer.
Devido à difícil situação econômica do Brasil em 1992, a Flyer decidiu iniciar a montagem de kits importados, entre eles o modelo Super Coyote da Rans Aircraft Inc. Em 1998, a Flyer fez uma joint venture com a canadense Ultravia para iniciar a montagem do Pelican 500BR no Brasil.
Em 2000, a Flyer decidiu iniciar a linha de montagem e parar de montar kits individuais para os clientes, continuando a produção de sua própria linha de ultraleves. Em 2002, a Flyer interrompeu a montagem do Flyer GT e do Hidroflyer por falta de vendas.
Em 2004, a Flyer iniciou a montagem da primeira aeronave da série Van’s Aircraft RV, um RV-4. Em 2005, a Flyer alugou um hangar de 8.100 pés2 no Aeroporto de Americana/SP para fazer todos os testes de voo de suas aeronaves. Em dezembro, a Flyer comprou a primeira máquina de jato de faca de água CNC Flow.
Em 2006, a produção do Pelican 500BR chegou a 125 aeronaves. O ultraleve avançado mais popular do Brasil, seguido pelo Super Coyote. Em dezembro, a Flyer assinou um contrato de distribuição exclusiva com a Glasair Aviation. Naquele ano, a Flyer entregou 81 aeronaves no mercado brasileiro.
Em março de 2008, a Flyer completou 25 anos de existência. Um quarto de século dedicado à aviação experimental com muitos números para se orgulhar: o ultraleve básico mais popular do Brasil com 756 unidades fabricadas, o Flyer GT; o ultraleve avançado mais popular do Brasil com 218 unidades montadas/fabricadas, o Pelican 500BR; e o segundo ultraleve avançado mais popular do Brasil, com 123 unidades montadas, o Super Coyote S-6S.
Com a sua trajetória de sucesso, a Flyer se consolidou como uma das principais empresas de aviação experimental do Brasil, sempre inovando e buscando oferecer o melhor para seus clientes.
Linha do tempo